COLESTEROL

O QUE DEVO FAZER PARA COMBATER O COLESTEROL
Lorena Alves – Iguaba Grande

Quando se fala em colesterol, logo surge a idéia de problemas de saúde. Mas o que nem todo mundo sabe é que, na verdade, o colesterol é um constituinte essencial do organismo. Seu papel é revestir as membranas das células, favorecendo a troca de substâncias entre elas, além de produzir sais biliares que ajudam na digestão de gorduras e ser matéria-prima de uma série de hormônios.

Mas, então, de onde vem a fama de vilão? O problema está no desequilíbrio de seu nível de concentração no sangue, que pode ter sérias implicações para a saúde.

O colesterol é um tipo de gordura produzido naturalmente pelo organismo e que também pode ser adquirido pela ingestão de certos tipos de alimentos. Segundo Fonseca, quanto maior o consumo de gorduras saturadas, maior o risco para a saúde.

Vale explicar que o colesterol é transportado no sangue por duas partículas: a LDL (lipoproteína de baixa intensidade) e a HDL (lipoproteína de alta intensidade), conhecidas como "mau" e "bom" colesterol, respectivamente. A primeira leva o colesterol que será usado nas células para os tecidos e acaba deixando resíduos nas artérias. Já a segunda, é responsável justamente por "limpar" o colesterol que fica depositado.

De acordo com o médico, os riscos do colesterol elevado são potencializados pela associação a outros fatores de risco. "Com a vida moderna, surgiram o sedentarismo, o tabagismo, o estresse e a pressão alta. Tudo isso contribui para modificar quimicamente o colesterol, oxidando o LDL, que passa a ficar depositado na parede das artérias, aumentando o risco de doenças, como a aterosclerose", destaca o médico.

Como o colesterol alto geralmente não dá sintomas, o controle de seus níveis por meio de exames de sangue é indispensável. Um dos caminhos para se evitar surpresas é manter uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável, com diminuição ou, se possível, eliminação, dos fatores de risco.

Fala Doutor desta edição
Francisco Fonseca - cardiologista - SÃO PAULO